sábado, 25 de abril de 2009

Nível do Rio Tapajós em Santarém também acima do nível de maio de 2006

No dia 24 (ontem) recebemos mais notícias de Francis Sondag (IRD e ORE/HYBAM), desta vez de Santarém. Segundo ele, o nível do Rio Tapajós (870 cm) nesta data supera em 15 cm o de 30 de maio de 2006. A água já deixa o porto da cidade em situação crítica (Foto 1).


Foto 1. Fotografia enviada por Francis em 24/04/2009, mostra a amurada que serve de ancoradouro para os barcos e de defesa da cidade em caso de cheias. Pelo que se percebe aquela estrutura está funcionando agora como um caminho entre as águas do Rio Tapajós, que de um lado têm os barcos no nível da rua inundada, do outro lado "passarela". Foto de F. SONDAG.






Em Óbidos a situação permanece no nível de 814cm. O nível do Rio Amazonas tem sido tomado em diferentes intervalos de tempo durante o dia para que se possa ter uma perspectiva da situação em maior detalhe (Foto 2).



Foto 2. Fotografia do observador da estação da ANA enviando dados no dia 24/04/2009, através da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) instalada no porto de Óbidos. Atentar para o nível da água praticamente na soleira da porta do banheiro do porto. Foto de F. SONDAG.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cheia em Óbidos-PA ultrapassa nível recorde

O colega Francis Sondag do IRD e da Rede ORE/HYBAM está em Óbidos no Pará. Ele nos confirma que o nível da régua local (814 cm) ultrapassou no dia de ontem a cota recorde de 810 cm registrada em 31/05/2006. Toda a seção de réguas está submersa e o nível continua subindo (Foto 1).



Foto 1. Observador da estação de Óbidos indica o topo da régua linimétrica da ANA - Ag. Nacional de Águas (que mede a variação do nível d'água), praticamente submersa. Foto. F. SONDAG, hoje pela manhã.













A cidade de Óbidos já tem sua parte baixa tomada pelas águas (Foto 2). Em frente a esta cidade o Rio Amazonas tem uma largura média de 2,5 km, com profundidades que ultrapassam os 70 metros. A velocidade média da corrente pode superar os 3m/s, ou seja, mais de 10km/h.



Foto 2. Frente da cidade de Óbidos - PA. Próximo ao porto da cidade. Foto. F. SONDAG












Uma equipe de pesquisas do NMH/UEA (http://remethi.org), que trabalha em convênio com o IRD (ver http://ore-hybam.org) através do Programa JEAI, junto com alunos do Curso de Meteorologia, também da UEA, estará se deslocando para Óbidos, proximamente (dia 02 de maio) para medir a vazão do Rio Amazonas. Nossa expectativa é de podermos medir a maior vazão líquida já registrada no mundo. Para isso estaremos utilizando uma sonda Doppler instalada numa embarcação regional.

Cheia de 2009 na Amazônia atinge também a Colômbia

Dados recebidos da Rede ORE/HYBAM na Colômbia indicam que a cheia também está afetando este país na altura da cidade de Porto Nariño (Rio Amazonas) a montante de Letícia. Não se tem dados até o momento em relação ao Rio Içá (na Colômbia).