sábado, 2 de maio de 2009

Equipe UEA, IRD e ANA rumo a Óbidos na busca de medir vazão recorde

Nossa equipe, reunindo técnicos, alunos e pesquisadores, da Universidade do Estado do Amazonas, do Instituto Francês de Pesquisas para o Desenvolvimento e da Agência Nacional de Águas, saiu de Manaus neste sábado às 7hs da manhã rumo à cidade de Óbidos - PA, visando medir vazão durante esta cheia de 2009, a maior já registrada naquela localidade.

Por que Óbidos?

Óbidos é uma estação hidrométrica chave no contexto da hidrologia da bacia Amazônica. Controla mais de 80% da água que escoa através dos rios da bacia rumo ao Oceano Atlântico. Nesta estação existem registros de variação do nível d'água desde 1902, semelhante a Manaus. No entanto, a régua linimétrica caiu em 1953 durante a grande cheia regional, somente sendo re-instalada em 1966 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, mais a jusante do ponto original.

Desde 1968 o serviço de portos e hidrovias do Brasil vem mantendo as observações tanto no ponto definido pelo USGS, quanto por uma nova estação desta vez colocada no novo porto da cidade,ambos gerenciados, hoje, pela ANA. Outra estação, automática e com transmissão via satélite, também da ANA, foi instalada nos anos 90 alguns quilômetros acima da cidade. Assim é que esta estação tem grande importância por ser a última no Rio Amazonas sem influência da maré e onde se pode registrar as maiores vazões líquidas do mundo. Em Óbidos a vazão média anual é de aproximadamente 170 mil m³/s, sendo a total do Amazonas na foz, calculada em 210 mil m³/s.

Na descida para Óbidos a equipe UEA-IRD-ANA vem registrando alguns dos efeitos da cheia deste ano que dentro do possível e da disponibilidade de acesso à Internet serão disponibilizadas neste Blog. A foto ao lado, tirada por Valdemar Guimarães (ANA) mostra a situação no porto de Manaus no dia da partida.


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Chuvas na Amazônia de Dez, 2008 a Mar,2009

Dados de chuva acumulada mensal publicados no site do CPTEC/INPE indicam que ocorreu forte precipitação na região oeste da bacia Amazônica, especialmente nos meses de janeiro e março (ver vídeo). No vídeo que fizemos com as imagens do CPTEC se pode observar de modo bem marcado, no período de Dezembro de 2008 até Março de 2009, a presença de duas regiões com alto índice de chuva mensal acumulada: uma sobre a região oeste da bacia (em especial sobre o Estado do Amazonas) e outra se deslocando com o tempo no sentido NE/SE, próximo ao litoral Norte do Brasil, desde o litoral do Estado do Amapá até o Estado do Pará e depois no sentido do Maranhão. No nosso entendimento essas chuvas devem estar associadas à antecipação do período de cheias do Solimões no presente ano de 2009.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dados do Rio Madeira em Borba no site http://remethi.org

Acabamos de processar os dados que Helena Mourão (bolsista ORE/HYBAM) trouxe do Rio Madeira em Borba. Os dados, atualizados até o dia 17/04, estão sendo carregados no site http://remethi.org para que o gráfico seja construído e se possa analisar com as demais estações. No entanto, já podemos adiantar que o Rio Madeira em Borba está no seu nível máximo sem superar a média histórica para o período. A descida tende a iniciar por volta do dia 06 de maio.

Cheia recorde do Rio Marañon no Peru

O colega Pascal FRAIZY (IRD e ORE/HYBAM Peru) nos informou hoje através de e-mail (via IRD Brasil) que o Rio Marañon atingiu nível recorde correspondente a uma cheia centenária naquela região.

O Rio Solimões em Tabatinga parece estar retomando uma tendência de subida (ver nível dos rios em http://remethi.org). Se assim se confirmar poderemos ter uma ampliação do tempo de duração da cheia em Manaus.