quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cheia em Óbidos-PA ultrapassa nível recorde

O colega Francis Sondag do IRD e da Rede ORE/HYBAM está em Óbidos no Pará. Ele nos confirma que o nível da régua local (814 cm) ultrapassou no dia de ontem a cota recorde de 810 cm registrada em 31/05/2006. Toda a seção de réguas está submersa e o nível continua subindo (Foto 1).



Foto 1. Observador da estação de Óbidos indica o topo da régua linimétrica da ANA - Ag. Nacional de Águas (que mede a variação do nível d'água), praticamente submersa. Foto. F. SONDAG, hoje pela manhã.













A cidade de Óbidos já tem sua parte baixa tomada pelas águas (Foto 2). Em frente a esta cidade o Rio Amazonas tem uma largura média de 2,5 km, com profundidades que ultrapassam os 70 metros. A velocidade média da corrente pode superar os 3m/s, ou seja, mais de 10km/h.



Foto 2. Frente da cidade de Óbidos - PA. Próximo ao porto da cidade. Foto. F. SONDAG












Uma equipe de pesquisas do NMH/UEA (http://remethi.org), que trabalha em convênio com o IRD (ver http://ore-hybam.org) através do Programa JEAI, junto com alunos do Curso de Meteorologia, também da UEA, estará se deslocando para Óbidos, proximamente (dia 02 de maio) para medir a vazão do Rio Amazonas. Nossa expectativa é de podermos medir a maior vazão líquida já registrada no mundo. Para isso estaremos utilizando uma sonda Doppler instalada numa embarcação regional.

Nenhum comentário: