sábado, 25 de abril de 2009

Nível do Rio Tapajós em Santarém também acima do nível de maio de 2006

No dia 24 (ontem) recebemos mais notícias de Francis Sondag (IRD e ORE/HYBAM), desta vez de Santarém. Segundo ele, o nível do Rio Tapajós (870 cm) nesta data supera em 15 cm o de 30 de maio de 2006. A água já deixa o porto da cidade em situação crítica (Foto 1).


Foto 1. Fotografia enviada por Francis em 24/04/2009, mostra a amurada que serve de ancoradouro para os barcos e de defesa da cidade em caso de cheias. Pelo que se percebe aquela estrutura está funcionando agora como um caminho entre as águas do Rio Tapajós, que de um lado têm os barcos no nível da rua inundada, do outro lado "passarela". Foto de F. SONDAG.






Em Óbidos a situação permanece no nível de 814cm. O nível do Rio Amazonas tem sido tomado em diferentes intervalos de tempo durante o dia para que se possa ter uma perspectiva da situação em maior detalhe (Foto 2).



Foto 2. Fotografia do observador da estação da ANA enviando dados no dia 24/04/2009, através da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) instalada no porto de Óbidos. Atentar para o nível da água praticamente na soleira da porta do banheiro do porto. Foto de F. SONDAG.

Nenhum comentário: